sexta-feira, 10 de abril de 2009

Desde outubro de 2005, esta licenciada à construção do novo porto graneleiro, que será localizado na Vila de Itupanema. O Terminal Portuário Graneleiro de Barcarena terá capacidade de transporta 1,8 milhão toneladas de grãos por ano, reunirá um terminal de barcaças para receber comboios fluviais e também cargas transportadas por rodovias. Terá uma capacidade média de recepção de 1.200 toneladas por dia, há uma expectativa de que 120 caminhões passem diariamente pelo terminal. Na fase de construção o empreendimento ira gerar 600 empregos diretos, mas depois que entrar em funcionamento há perspectiva é que serão gerados 40 novos postos de trabalho direto e aproximadamente 200 indiretos. A renda para instalação do terminal esta na média de R$1.5 milhões.
A parti de agora com tantos novos investimentos a Vila pacata de Itupanema só tem crescer será sede de uns dos maiores portos de exportação do Pará, tantas mudanças vão mudar definitivamente a aparência do lugar, à antes conhecida como sendo de uma vila de pescadores irá passar a ser reconhecida como vila portuária. Um empreendimento deste porte sem duvida fará crescer bastante o lugar economicamente falando, porem, com a chegada do progresso os problemas começa a bater na porta, logo vêm à cabeça as palavras poluição, devastação, é inevitável, tivemos provas disso com o vazamento de caulim que ocorreu em 2007 afetando vários rios e praias de Barcarena. Não foi nada nocivo aos biomas do local, mas se fosse um produto químico perigoso?
As empresas responsáveis pela construção do terminal informam que muitos empregos serão gerados diretamente e indiretamente, e que valorização a mão de obra local, só que não há abundância de mão de obra qualificada no município ocasionando a procura de empregados de fora, mas não e certo são apenas especulações minhas, não podemos deixar de valorizar o nosso povo.
A contrução ainda estar en andamento e ainda dá para desfrutar normalmente o que a natureza proporciona para nós na Vila de Itupanema

domingo, 5 de abril de 2009







FOTOS TIRADA NO DIA 01 DE JANEIRO DE 2008







































1º de muitas




Um misto de histórias e belezas naturais. Assim é Barcarena, cidade do interior do Pará, localizada a pouco mais de uma hora de viagem de Belém, a capital paraense. Com praias inexploradas e outras com infraestrutura completa, natureza tipicamente amazônica, prédios históricos e gente de vida simples, Barcarena é mais uma opção de lazer e turismo no vasto "cardápio" paraense.
Banhada pelas águas do rio Tocantins, as praias do município são bastante freqüentadas nos finais de semana e, principalmente, durante as férias de julho.
As praias do Caripi, Conde, Itupanema e Carnapijó são as mais conhecidas e visitadas. Outras, como Maruim, Cuipiranga, Guajarina, Paraíso, Boa Morte, Sirituba, Urucuriteua e Areal são ainda primitivas e pouco exploradas. Ficou tentando de uma espiada neste mapa dos bairros de Barcarena